![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiQcnHjsCJcINgk9TvGF2EXfUYJhPh_oF9Iu78LkKt8HGzyBdGQT3XFf_Z-1mu34cK1mKfY09S-ITqmS8fMfZr0eec9ZW179fIhCbOzSyydPPceLHDuPXq8vN-VUTUqb77C305JZtd8gQ8/s320/cabelos-saudavel1.jpg)
O problema é o seguinte: mesmo que o normal seja o cabelo crescer cerca de dois centímetros por mês – segundo os especialistas – não é sempre que nós notamos isso. Outro problema pode ser a falta de hidratação e de cuidados básicos para com os fios. “Isso pode deixar os fios mais quebradiços, sem vitalidade e mais ressecados, o que impossibilita o seu crescimento natural”, informa Rosely Grossmann, química responsável pela formulação da linha Éh Cosméticos.
Além de tudo, ainda há aquela gama de inimigos que insistem em conviver lado a lado com as nossas madeixas: poluição, sol, vento, chuva, ar condicionado, cloro da piscina e sal do mar, tratamentos químicos fortes, coloração e descoloração, entre outros.
1-Cuidados básicos
Cabelos quebradiços, com pontas duplas e o chamado “corte natural” – quando as pontas dos cabelos já estão tão fracas a ponto de o fio se partir sozinho – dificultam o crescimento natural dos fios e podem acentuar a queda. Para acabar com isso, siga algumas dicas básicas de profissionais e experientes no assunto.
- Durante a lavagem, não deixe cair água quente no couro cabeludo. “Isso pode irritá-lo, gerar feridas e deixar os fios mais oleosos, o que certamente deixaria o crescimento mais lento”, alerta Rosely Grossmann.
- Procure pentear seus cabelos começando pelas pontas e depois subindo, de preferência com um pente de madeira.
- Não “sobrecarregue” seus fios com excesso de produtos, principalmente gel, laquê, silicone e spray de fixação. Utilize um shampoo anti-resíduo uma vez por semana.
- Proteja as pontas dos cabelos com leave-in hidratante em de preferência com FPS
- Seque os cabelos com no mínimo 15 centímetros de distância entre o secador e os fios.
- Jamais prenda os cabelos enquanto estiverem úmidos ou molhados.
- Não abafe o couro cabeludo com chapéus e bonés. Procure utilizá-los apenas para proteger-se do sol e em ambientes fechados, retire-os.
- Utilize esfoliante para couro cabeludo uma vez por semana. “Essa é uma dica legal para limpar bem o couro cabeludo e retirar as impurezas. Isso vai deixar o cabelo menos oleoso e sem acúmulo de produtos”, afirma a química da Éh Cosméticos.
- Jamais passe condicionador na raiz. “O pH dos condicionadores é ácido e não é apropriado para a raiz capilar”, conta Rosely.
- Ao esfregar o shampoo nos cabelos, utilize as pontas dos dedos e não as unhas.
- Procure viver com menos estresse. “Ele pode acentuar a queda e dificultar o crescimento dos fios”.
- Problemas hormonais ou inconstância de humor também podem prejudicar os fios e alertarem sobre doenças mais graves. Procure um endocrinologista.
- Corte os cabelos uma vez a cada dois meses para não ocorrer o surgimento de pontas duplas e quebradas e manter o chamado “corte natural” fora de cogitação. “Cortar o cabelo é essencial para fazê-lo crescer, por mais que isso pareça contraditório. Isso porque as pontas, quando estão fracas, impedem o balanço natural dos cabelos e deixam os fios mais quebradiços. E cabelo fraco é sinônimo de cabelo curto. Não tem jeito”, alerta Marina Silveira, do salão Sammy Class.
- Lave os cabelos no mínimo em dias alternados. “No Brasil, não temos a necessidade de lavarmos menos os cabelos. Dá para lavar todo dia, sim, e isso evita o acúmulo de impurezas e mantém o fio sempre limpinho. Cenário ideal para o crescimento dos mesmos”, afirma Rosely Grossmann.
- Lave toda a semana seus pentes e escovas. Isso evita que você pegue alguma doença no couro cabeludo e mantém seus cabelos sempre limpos. “De nada adianta lavar os cabelos se o pente estiver sujo, concorda?”, diz, Rosely.
- Se você faz chapinha, descolore, é adepta da escova progressiva, dos alisamentos e dos relaxamentos, e frequentemente tinge os fios, melhor cuidar melhor deles. Faça hidratações em casa semanalmente e nos salões, quinzenalmente. Além disso, procure produtos específicos para cabelos quimicamente tratados.
- Mesmo que seu cabelo seja o que chamamos de “virgem”, vale à pena fazer hidratações em casa. Uma vez a cada quinze dias é suficiente.
0 comentários:
Postar um comentário