COMPOSIÇÃO QUÍMICA : Calorias, água, hidratos de carbono, proteínas , gorduras, sais, vitamina A, vitamina B1, B2, B5, C. Potássio, cálcio, sódio, fósforo, magnésio, enxofre, cloro, ferro, silício.
USO MEDICINAL : A laranja, especialmente seu suco, é um remédio para muitas enfermidades.
A laranja e bem assim a tangerina, a mexerica e a lima, são estomáquicas, refrescantes e diuréticas. Graças aos seus princípios açucarados e ligeiramente ácidos, a laranja estimula o paladar, abre o apetite, acalma a sede, favorece a secreção de suco gástrico, e de bílis e de todos os líquidos do tubo digestivo.
Pelo seu conteúdo em sais alcalinos, o suco desse precioso pomo sagrado influi favoravelmente na eliminação do ácido úrico e impede a acidose, o terror das pessoas que levam vida sedentária e dos que alcançam idade avançada. Os que abusaram da carne na alimentação devem, pois, chupar muita laranja.
Muita gente apenas chupa o suco da laranja e despreza o bagaço. Muito bom é ingerir tanto o suco como o bagaço.
Nossos intestinos contém uma flora microbiana abundante e numerosa, os saprófitos, que ajudam os fenômenos digestivos e atacam, quando aparecem, os micróbios patogênicos. Os saprófitos vivem a custa da celulose dos vegetais. O bagaço da laranja é celulose que nossos amigos, os microorganismos benfazejos nos nossos intestinos requerem. Além disso nossos intestinos, para se contraírem convenientemente, nos seus movimentos peristálticos, precisam de certo volume que lhes encha o canal, e que deve ser composto de celulose, na ausência da qual muitos indivíduos, principalmente os adstritos a alimentos que deixam poucos resíduos, como a carne, o ovo, o pão branco, o leite, etc. Sofrem de prisão de ventre. A ingestão de uma ou de duas laranjas por dia despertará, pois o peristaltismo intestinal. A laranjas ainda encerra outras virtudes :
É depurativa do sangue.
É eficiente contra o artritismo.
É bom remédio para a asma e muito benéfica para as vias respiratórias.
É excelente remédio para a pneumonia.
É um estimulante dos órgãos digestivos.
É calmante do sistema nervoso.
É eficaz em casos de histerismo e neurastenia.
É também laxante.
É indica nas nevralgias.
É, em muitos casos, um remédio para as dores de cabeça.
É especial contra as gripes, os resfriados e as febres.
![topbella](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEissrlKghCPBUJbw7qoKCZWXiyM_g8DjpS-SuBCK3FqLq5ZBNeErRZTbkZ0o6ZM1EJ4ZObrnUzi5Kzdb5YYZPD5ZXNOi4t_x5JnmCmV1S0PAcx8Xhwryqta2ysEpuRJ0LqpXz3hbuSeXJc/s800/p24top.png)
sábado, 7 de janeiro de 2012
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário