Ela é rica em vitaminas: A, ótima contra infecções, protetora da pele e da visão; vitaminas do complexo B, time da energia, que extrai combustível dos carboidratos, das proteínas e das gorduras dos alimentos; vitamina C, fundamental para a manutenção da saúde, prevenção de resfriados, pressão alta e câncer.
- A carambola possui minerais como o cálcio, vital para outras funções de nosso organismo, além de fortalecer os ossos, prevenindo a osteoporose.
- Como combate a hipertensão, os cardiologistas são fascinados pela relação que o cálcio tem com a pressão.
- Contém ferro, importante para crianças e mulheres que chegam à menopausa e idosos, que têm maiores tendências a apresentar deficiência de ferro, mineral essencial para a hemoglobina e para combater e prevenir a anemia.
- A fruta possui, ainda, fósforo, que controla o cansaço mental e neurônios e também cálcio, que previne contra as doenças da gengiva, que é a causa principal da perda de dentes em adultos. O cálcio impede a mandíbula de encolher, fornecendo mais força para os dentes.
- Alivia as dores ósseas, câimbras musculares e problemas menstruais.
- O suco da carambola pode ser esfregado na pele, diminuindo a coloração de manchas senis, devido à presença do ácido oxálico.
- Usa-se o suco da fruta como um febrífugo excelente. Para todo tipo de febre.
- As folhas amassadas, bom para picadas venenosas.
- É um ótimo diurético.
- Ajuda a diminuir lesões do eczema da pele. Utilizar como alimento diário.
- O fruto é regulador da glicose.
- Auxilia no controle da diabete: chá das folhas.
Não deixe de usar periodicamente esta fruta exótica, que ajuda seu organismo, fortalecendo o seu sistema imunológico.
A quantidade de calorias em 100g de carambola é de apenas 29 calorias.
Contra-indicações:
A carambola é um verdadeiro veneno para pacientes que sofrem de insuficiência renal. O perigo se deve a uma substância tóxica chamada carambotoxina, existente em altas quantidades na fruta. Ao consumí-la, pessoas com problemas nos rins podem sofrer grave intoxicação, pois não são capazes de filtrar a toxina, que se espalha na corrente sanguínea e passa a afetar o sistema nervoso. Históricos de pessoas afetadas pela substância, descrevem sintomas como soluços incontroláveis e vômitos. Em casos mais graves, o consumidor apresenta distúrbios de consciência e convulsões, podendo entrar em coma e morrer.
![topbella](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEissrlKghCPBUJbw7qoKCZWXiyM_g8DjpS-SuBCK3FqLq5ZBNeErRZTbkZ0o6ZM1EJ4ZObrnUzi5Kzdb5YYZPD5ZXNOi4t_x5JnmCmV1S0PAcx8Xhwryqta2ysEpuRJ0LqpXz3hbuSeXJc/s800/p24top.png)
quinta-feira, 12 de janeiro de 2012
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário